O Campeonato Baiano chega à sua emocionante última rodada de 2025 com diversas curiosidades. O Vitória lidera com 18 pontos, mas ainda não tem garantida a sua permanência no topo. Caso não vença o Carcará em Alagoinhas, pode perder a liderança para o seu principal rival ou para a surpresa do Campeonato, o Jacuipense.

O Bahia, que jogou um terço do campeonato com o time Sub-20, ainda tem chances de assumir a liderança. Porém, além de vencer seu jogo, precisa torcer por derrotas de Vitória e Jacuipense. Focado na Libertadores, deve levar um time alternativo para a Fonte Nova neste sábado, o que pode facilitar a vida do Cancão de Fogo.

A Juazeirense, adversária do Bahia, precisa vencer o Tricolor e torcer por uma goleada do Vitória em cima do Atlético/BA para garantir uma vaga no G4 e a classificação para a Série D 2026.

O Jacuipense, atual vice-líder da competição, vai enfrentar fora de casa o Jequié. O Jipão já não tem mais chances de classificação para as fases finais do Baianão. Porém, o ano do clube ainda segue em aberto, já que disputará a Copa do Brasil (estreia contra o Retrô/PE em 26/02) e o Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo vale muito, pois, caso vença e a Juazeirense perca para o Bahia na Fonte Nova, o Jequié garante uma vaga na Série D do próximo ano.

De olho na mesma classificação, logo abaixo, vem o Barcelona de Ilhéus. Assim como o Jequié, essa última rodada do Baianão contra o Porto vale muito. Mesmo sem chances de classificação nas fases finais do Baiano, a Onça precisa vencer e torcer por tropeços dos adversários para se classificar para a Série D do próximo ano. Seria uma importante consolidação para um segundo “ano cheio”, com competições nacionais, já que esse ano disputará a Série D e a Copa do Brasil (estreia contra o Athletic/MG em 25/02).

O Porto, caçulinha do campeonato, cumpriu seu dever e garantiu sua permanência na Série A do Baianão 2026. Mas termina jogando em casa contra o Barcelona e pode frustrar as pretensões dos rivais para o próximo ano.

Ao Colo-Colo e Jacobina coube a parte mais triste da história. Ambos rebaixados para a Série B com uma rodada de antecedência, pediram a anulação do último jogo entre eles. Uma triste temporada para um clube que foi Campeão Baiano da Série A em 2006 e para o Jegue da Chapada, a torcida mais animada do Baianão.

Três times brigam pela liderança da Primeira Fase. Dois clubes disputam uma vaga no G4. Seis times querem garantir seu calendário cheio em 2026. O Baianão segue vivo!